Como escolher o melhor terreno?

Se você está pensando em construir, você já deve ter chego na dúvida de como escolher o melhor terreno, não é mesmo?

Quando iremos construir, procuramos o melhor terreno que se encaixa em nossos sonhos, já que a escolha deve ser feita de forma lógica. Além de tamanho, deve-se pensar em comodidade, praticidade para chegar a serviços e afins.

Então, não é incomum que um terreno que seja a sua primeira opção após algum tempo de pesquisa possa cair na sua escolha e seja trocado para construir sua casa.

Desse modo, são diversos os motivos que você deve pensar, tanto em recursos naturais – como aproveitamento da luz solar ou das brisas – até mesmo em recursos urbanos – como silêncio ou ruas asfaltadas próximas.

Se você está na dúvida de como escolher o melhor terreno e quer entender um pouco mais sobre, esse artigo é para você!

Mas, o que devo levar em conta?

Ao escolher o terreno onde você construirá sua casa, é normal que você tenha que fazer algumas escolhas, já que em alguns bairros vários terrenos estão livres.

Então, neste momento, leve em conta o que você prefere e confira nossas dicas do que deve ser analisado no lote:

  • Topografia;
  • Posição em relação ao sol;
  • Posição em relação a vizinhos;
  • Tipo de solo;
  • Posição do terreno.

Esses seis itens são importantes para você conseguir selecionar o seu terreno, já que eles vão ser os pontos necessários para você escolher o lote que melhor se adeque às suas prioridades. 

Topografia

Aqui é um ponto muito simples, que muitas pessoas leigas já conhecem e sabem o quanto interfere na sua escolha.

A topografia é importante porque é o que demonstra os acidentes geográficos no terreno. Isso indica onde existem elevações e declives, sendo necessário fazer ajustes para deixar o terreno plano – ou o mais próximo do seu desejo.

Geralmente, os terrenos em aclives ou declives costumam ser mais baratos que os terrenos planos, mas isso adiciona valor na hora de construir.

Nesse caso, os terrenos em aclives e declives são diferentes, mas geram mais custos em construção, já que é necessário fazer o aterramento para a construção. Outro item que deve ser feito é a construção de muros de contenção e custos de drenagem, que são recursos caros.

Posição em relação ao sol

Outro ponto simples. Você deve escolher o terreno que tem a melhor posição ao sol com o que você deseja. Enquanto você visita seu terreno, é sempre bom estar ciente de onde o sol nasce e o sol se põe, já que isso interfere – e muito – no seu cotidiano.

Isso tem ligação com dois fatos: o sol é vital para a vida humana e os raios solares – juntamente com o calor – interferem em vários momentos do seu dia. 

Agora, você deve pensar que durante o seu cotidiano, você utiliza muito do sol – desde a secagem de roupas até para tomar sol e melhorar sua saúde. Também, a luz solar é utilizada para economizar energia, já que o sol pode iluminar sua casa e evitar que você deixe as lâmpadas acesas.

Por isso, preste muita atenção antes de escolher o seu terreno. Isso para você ter a certeza da escolha de um imóvel nascente – de frente para o nascer do sol – ou poente – de frente com o pôr do sol. 

Posição em relação a vizinhos.

Preste atenção ao escolher seu terreno. Em alguns casos você consegue escolher um terreno que tenha menos ou mais interações com seus vizinhos.

Além disso, é possível que você tenha que ajustar o seu projeto arquitetônico para ter mais privacidade, já que as janelas voltadas para casa de vizinhos ou rua podem expor mais a sua vida.

Tipo de solo

Aqui é necessário um conhecimento mais técnico ou uma boa conversa com os vizinhos, já que o tipo de solo pode alterar o custo da sua construção.

Neste caso, se o terreno possuir muitas pedras na superfície, é possível que você precise de uma fundação mais profunda, sendo mais cara. Isso para conseguir ter uma sustentação maior e evitar que o excesso de pedras comprometa a construção. 

O terreno ser próximo de rios ou curso d’água também é algo a se prestar atenção. Isso porque solos alagados também aumentam o valor da fundação.

Um modo fácil de saber o tipo de terreno é perguntar aos seus vizinhos para ver se eles já sabem o tipo de fundação que vão usar ou usaram em sua obra.

Posição do terreno.

Juntando ao item de proximidade aos vizinhos, aqui temos outra situação com relação à posição do terreno.

Terrenos em lotes de esquina são raros, já que condomínios geralmente tem poucas ruas e, assim, criando poucas esquinas. Neste caso, os terrenos de esquina costumam ser mais caros e ter menos acesso aos vizinhos, o que é uma escolha boa, caso você queira não ter tantas interações.

Acabei de escolher o terreno, como saber se é o certo?

Bem, se após todas as escolhas você ainda ficar em dúvida, saiba que existe um modo simples de saber se a escolha foi a melhor que poderia ser feita.

Isso porque, ao consultar a Sólida Engenharia e Arquitetura, podemos ajudar você a escolher – se ainda estiver em dúvida – ou até mesmo te explicar porque você fez a escolha correta.

Nossa equipe está totalmente preparada para ajudar a tirar seus sonhos do papel, planejando junto contigo o melhor para sua edificação e, assim, gerar o melhor para você e sua família.

Desse modo, além de saber das distâncias de serviços – como escolas, mercados, farmácias, área de lazer e hospital – outros detalhes podem provar que você escolheu o terreno certo para sua construção.

Entre eles o que gerar menor tempo de adequação,  já que isso pode gerar um custo maior, o que puder melhor aproveitar recursos naturais e, obviamente, o que melhor se encaixar em seu bolso.

Veja mais:

Por que o isolamento acústico é importante?

COMPARTILHE